B.I. da Atleta

Nome completo: Inês Gui Marques Caldeira Proença

Idade: 24

Local onde reside: Porto

Profissão: Estudante/Gestora de Empresa





Entrevista

1. Como pode definir o Bodyfitness?

R:
O BodyFitness é uma categoria de fisiculturismo feminino que reúne mulheres bonitas, que praticam musculação e têm um corpo bem definido, torneado, sem exageros. È uma modalidade desportiva que visa essencialmente a definição muscular, simetria e proporção corporal assim como avalia também a postura da atleta em palco, a feminilidade e a beleza da atleta no geral.



2. Qual o significado do Bodyfitness para si?

R:
BodyFitness é uma modalidade que permite ás mulheres mostrarem um corpo definido e simetrico como uma modelo de fitness. O pouco volume muscular, simetria, proporção e feminilidade são parâmetros avaliados nesta categoria. Mais que isso o Bodyfitness demonstra uma total entrega da atleta ao amor pelo fitness, dedicação e paixão pelo corpo – para mim o Bodyfitness é uma mistura de força e beleza



3. O que o levou a iniciar a prática de musculação, e consequentemente do Bodyfitness?

R:
Desde o início, o amor pelo desporto, a competição, e o estilo de vida de fitness sempre foram uma das minhas paixões. Desde muito pequena sempre adorei e pratiquei vários desportos. Fui bailarina durante 18 anos e durante a carreira como bailarina comecei a praticar aulas de grupo no ginásio com Márcio Conforti e desde aí o gosto pelo culto do corpo começou a surgir. Foi ele que me lançou no mundo da musculação e posso dizer que fiquei “viciada”. Sempre treinei sem intuito de competir, apenas por gosto e pela sensação maravilhosa que sentia no pós treino, sentir que consegui atingir os objectivos a que me propunha. No entanto ambicionava ser mais do que uma simples praticante de musculação, e necessitava de desafios, daí ter me interessado pela modalidade do BodyFitness



4. Teve ou tem algum ídolo que o fez iniciar este “estilo de vida”?

R:
Larissa reis (IFBB Pro-Figure) e Monica Brant!



5. Porquê a alta competição?

R:
Como já referi eu adoro desafios e senti que conseguia passar algo para as pessoas: fazê-las perceber que também elas podem mudar. Felizmente recebi um grande incentivo por parte de pessoas que sempre me apoiaram e compreenderam que estava disposta a mudar essa mentalidade, a apoiar e participar em competições de BodyFitness e a demonstrar que as mulheres podem ser muito femininas e ter um corpo definido e musculado.



6. A sua primeira aparição em palco em competições da Federação Lusa de Cultura Física foi a 27 de Novembro de 2010 no Campeonato de Iniciados e teve desde logo um grande impacto no Bodyfitness português. Que recordações guarda dessa primeira vez?

R:
Foi um momento muito bonito e emocionante para mim, subir de novo a um palco e demonstrar o fruto de muito trabalho, amor e dedicação. Foi sem dúvida um momento que jamais esquecerei, o inicio de uma longa caminhada no mundo do fitness e da musculação que tanto amo.



7. Qual o sentimento de passar de “desconhecida” a vencedora do Open de Vila do Conde 2010, bem como a nível da F.L.C.F. ser Campeã Nacional de Inciados e Campeã Nacional Absoluta num curto espaço de tempo (cerca de 6 meses)?

R:
É um bom sentimento de reconhecimento pelo sacrifício e trabalho que tive ao longo desse tempo e também um sentimento de vitória por ter conseguido atingir os meus objectivos e ter evoluído e amadurecido enquanto atleta.



8. Pensa competir a nível internacional?

R:
Sim é um projecto em vista…



9. Os seus objectivos neste momento passam por se afirmar, também internacionalmente, no Bodyfitness ou também coloca a hipótese de vir a competir em categorias de Culturismo Feminino?

R:
Neste momento a minha paixão está completamente virada para o Bodyfitness pois é a modalidade que abrange o que mais gosto no mundo do fitness e por ser uma modalidade mais feminina no que diz respeito ao fisioculturismo feminino.



10. Todos os atletas sonham atingir o nível profissional, partilha também essa ambição?

R:
Sim, por um lado gostaria mas tenho consciência que é necessário muita dedicação e disponibilidade e isso é mais difícil uma vez que o bodyfitness é um hobbie para mim e não a minha profissão.




11. Pretende participar em alguma competição brevemente? Qual?

R:
Sim! Gostaria de participar no campeonato Europeu ou Mundial futuramente.



12. Como vê, actualmente, o Culturismo e o Bodyfitness em Portugal? Se pudesse alterar alguma coisa seria o quê?

R:
Infelizmente o Bodyfitness assim como outras modalidades de culturismo ainda são vistas com muito preconceito no nosso país. Talvez por esse motivo ainda existam muito poucas mulheres a competir em Portugal, o que me entristece uma vez que basta irmos para Espanha, mesmo ao nosso lado, para assistirmos a uma realidade completamente diferente. Dever-se-ía primeiro quebrar o estigma que existe á volta do mundo da musculação e do culturismo. A maioria das pessoas desconhece de todo a capacidade e conhecimento que um atleta tem de ter para atingir os seus objectivos e poder competir. Quem pratica este tipo de desporto deve dar o exemplo e passar uma boa imagem às pessoas que o rodeiam. As mulheres ainda olham para o fitness como algo pouco feminino e nada bonito. Acho que a mudança deveria começar exactamente por aí, mostrando uma cara diferente a esta modalidade ainda muito associada ao “excesso de músculos”. Esse foi o meu objectivo, poder mostrar a feminilidade e beleza deste desporto. Entrevistas como esta e outros meios de divulgação como assessoria de imprensa (televisão, jornais, revistas) deviam cada vez mais passar uma imagem positiva para que em Portugal o Bodyfitness começa-se a ser visto com outros olhos e assim, até quem sabe, as mulheres se sentiriam mais motivadas para competir



13. Como se sabe, tem como preparador o Sr. Milton Anjo, como descreve a importância dele na sua vida desportiva?

R:
O Milton é sem duvida um grande atleta e um grande marco na minha vida. Esteve do meu lado em todos os momentos e todas as competições e sem ele este sonho jamais se teria realizado, por isso sou muito grata a tudo o que ele fez e faz por mim até hoje, toda a sua dedicação, carinho, compreensão e sacrifício. É verdadeiramente um atleta fora de série e uma pessoa fantástica



14. Sente que tem algum ponto menos bom que pretende melhorar neste momento? Qual?

R:
Acho que uma atleta nunca se sente completa! Existe sempre algum grupo muscular menos forte e que necessita de maior atenção e trabalho. No meu caso específico trabalho muito para que o tronco fique aproximado em simetria aos membros inferiores, uma vez que estes são mais desenvolvidos. Tenho especial atenção ao trabalho de deltóides e dorsal.



15. Qual a estratégia que pretende ou que utilizou para superar esses pontos “fracos”?

R:
Nos meus pontos fracos trabalho com maior intensidade, e um trabalho mais hipertrófico.



16. A nível de dietas, como é a sua dieta em pré-competição?

R:
A minha dieta é muito á base de arroz, batata doce e peito de frango sem sal ou outra carne branca em todas as refeições, sendo que, de acordo com o visual pode ser alterada a qualquer momento.



17. E em off-season?

R:
Em off-season procuro comer limpo, fazer refeições de 3 em 3 horas e beber bastante água diariamente. A cada refeição procuro ingerir proteína e carbohidrato de baixo índice glicémico. Também adoro saladas!



18. Qual a sua “Refeição Lixo” favorita?

R:
Pizza sem dúvida, Sushi e um bom Rodizio Brasileiro!



19. Em fase de cutting o que mais lhe custa comer?

R:
Bróculos!



20. O que pensa acerca dos suplementos? Utiliza? Se sim, quais?

R:
Na minha opinião os suplementos alimentares são muito importantes na manutenção, ganho e recuperação da massa muscular. Na fase off-season uso whey protein, glutamina e multivitaminico.



21. Como surgiu o patrocínio que tem por parte da PuraFibra? De que forma é que um patrocínio pode ser importante na preparação de um atleta?

R:
O patrocínio das lojas PuraFibra surgiu antes da minha primeira competição e foi muito importante para mim. Considero que é importante um atleta sentir-se apoiado e assegurado a nível de suplementação e imagem, não só é bom para o atleta como ajuda também a promover a marca e a suplementação alimentar em si.



22. Tem ideia dos custos envolvidos numa preparação para competir? Pode indicar um valor aproximado para esses gastos, e em que consistem (tipo de material/alimentação) esses gastos para pessoas menos envolvidas nesta área terem uma ideia.

R:
No meu caso tive a sorte de ser patrocinada não só a nível de suplementos como também de ginásio e cabeleireiro por isso o maior gasto foi sem dúvida com os fatos e alimentação que rondou á volta dos 500 euros.



23. A nível de treino, que tipos de treino faz (dependendo das fases em que se encontra)?

R:
A nível de treino tento sempre dar estímulos diferentes ao corpo por isso nunca tenho um esquema fixo, isto para que o músculo nunca se adapte. Tenho fases onde trabalho mais hipertrofia muscular, outras onde trabalho mas a força mas sem duvida a maior fase de treino é o trabalho de definição e resistência muscular.



24. Qual o grupo muscular que mais gosta de fazer? E qual o que menos gosta?

R:
Sem dúvida adoro treinar perna e o tenho vários exercícios preferidos mas os que mais gosto é o agachamento e prensa. O grupo muscular que menos gosto de treinar é triceps.



25. Qual é, para si, o factor mais duro numa preparação para competição?

R:
O mais difícil é a dieta baixa em carbohidratos, pois faz com que fique com menos energia e concentração. O treino também muda um pouco, gosto mais de treinar hipertrofia que resistência por isso a fase pré-contest é mais dolorosa.



26. Quais as motivações que encontra para superar, a nível psicológico, uma dieta pré-competição?

R:
Foco- me no objectivo e dou o meu máximo seja qual for a competição. A minha maior motivação são as pessoas que me rodeiam e que gostam de mim e me apoiam incondicionalmente. Um atleta é aquilo que ele pensa que é, por isso o mais importante é centrar o pensamento no que queremos que se concretize e esse é o segredo.



27. Como descreve a sensação de estar em cima de um palco durante uma competição? E qual a sensação de vencer?

R:
A sensação de estar num palco para mim é sensacional, adoro a adrenalina e a emoção que se sente, a sensação de vitória significa muito para mim: concretização de um sonho, demonstração que tudo é possível, comprovação de que as mulheres também podem ser femininas e ter um corpo definido e além disso um incentivo para que todas percebam que com força de vontade e dedicação também elas podem atingir e alcançar os seus sonhos!! Os sonhos tornam-se realidade quando paramos de sonhar e passamos á acção!! Objectivo concretizado, sonho realizado!




28. Como reagem os seus familiares e amigos? Uma vez que este é por vezes um desporto muito incompreendido por aqueles que nos rodeiam…

R:
Os meus familiares e amigos sempre foram apologistas da prática diária de exercício físico que é fundamental para uma vida saudável. Por isso acabei também por influenciar muitos deles a praticar desporto e a fazer musculação. No entanto tenho a certeza que não sou uma pessoa comum porque não é muito frequente ver uma mulher com músculos. Muita gente gosta do meu corpo e muita gente não gosta. Depende da cultura e da personalidade de cada um. Quem gosta de musculação sabe o quanto é difícil ter um corpo assim, pois requer muita disciplina e dedicação.



29. Qual a reacção das pessoas quando a vêem na rua? E qual a sua ao sentir-se observada?

R:
É normal sentir-me observada, pois como referi anteriormente, não é muito comum ver uma mulher com uma grande definição muscular, no entanto encaro tudo com muita naturalidade e descontracção. Irá sempre existir quem goste e aprecie como pessoas que não gostam. Gostos são gostos, e ainda bem que somos todos diferentes!



30. O que diria às jovens que olham para si como um exemplo e que gostariam de ter uma condição física como a sua?

R:
Digo-lhes que para atingir qualquer meta na vida é sempre necessário 3 factores fundamentais: amor, dedicação e sacrifício. Para além disso é muito importante a humildade. Sem eles nada que valha realmente a pena se consegue. Embora às vezes essa meta seja incerta, se seguirmos o nosso coração, envolvidos por boas pessoas num bom ambiente, o resultado final será sem dúvida uma vida feliz e gratificante, conseguindo atingir os nossos sonhos.



31. Sei que também já esteve em palco em outras ocasiões para além, do Bodyfitness, das quais a cantar com o seu o seu companheiro, a musica “1 minuto”! Quer-nos falar desta experiência?

R:
Foi uma experiência inesquecível!!! Fui convidada e senti-me muito honrada por poder participar de um tema musical tão bonito. Fiz canto durante o tempo que vivi em Londres e, no geral, a arte sempre me fascinou. A música sempre fez parte de mim e por isso foi um projecto maravilhoso que irei guardar com carinho para sempre.



32. Sei também que está a frequentar o curso de medicina. Como tantas actividades diárias como consegue conciliar tudo? Desde a confecção da alimentação adequada para si, a gerir uma Academia de Fitness, ainda treinar, estudar, dançar e até cantar!

R:
Como costumo dizer sou a mulher dos mil ofícios e arranjo sempre tempo para tudo! Todas as pessoas conseguem arranjar tempo para treinar, trabalhar, descansar, etc. Acho que tudo na nossa vida é uma questão de boa organização de tempo! Normalmente cozinho no dia anterior todas as refeições do dia seguinte, assim não tenho que me preocupar se tenho tempo ou não para comer, e costumo levantar-me muito cedo e planear todo o meu dia. Se tivesse menos tarefas para fazer acho que faria ainda menos.



33. Tem algum agradecimento a fazer a alguém, ou algumas palavras que queira dizer a todos aqueles que acompanham e admiram o seu trabalho para finalizar esta entrevista?

R:
Queria deixar um agradecimento muito especial ao meu grande treinador e atleta Milton Anjo e Erika por todo o companheirismo, amizade e dedicação todo este tempo, um carinho especial para o meu grande amigo, atleta e incentivador Prof. Paulinho, um grande beijo ao meu namorado e atleta Marcio Conforti que sempre esteve do meu lado e me apoiou nos momentos mais difíceis desta minha longa viagem, um agradecimento aos meus patrocinadores Academia da Praia, PFN e Abel Cabeleireiros e um agradecimento especial a todos os que acompanham o meu trabalho e me apoiam incondicionalmente!! Um beijo a todos!!!!!!!!


Um obrigado à atleta Inês Proença pelo tempo disponibilizado na realização desta entrevista.
Luís Veiga

Assessor de Imprensa IFBB-Portugal