Treino - Madcow Programa intermédio

O Programa de Treino Madcow 5×5 Madcow

Como manter a força bruta e os duros músculos de granito que ganhou com o StrongLifts 5×5!


O Madcow é o programa de treino que lhe recomendo, já que (se é que) deixou de progredir no agachamento com o StrongLifts 5×5. O Madcow está ao lado do SL5x5 e do 5/3/1, com sendo um dos programas de treino mais popular dentro da comunidade StrongLifts.
A mudança do StrongLifts 5×5 para o Madcow depende do seu peso corporal e da idade. Um homem de 27 anos com um peso corporal de 84kg, geralmente passará para o Madcow depois de atingir os 136kg no Agachamento (lembre-se que antes de mudar para o Madcow deverá passar pelo SL3x5 e depois pelo SL1x5). Quanto mais leve/mais pesado for, mais cedo/mais tarde, deverá mudar para o Madcow.

Origens do Madcow.

Há 7 anos atrás, “Madcow” era um user do EliteFitness.com que passava muitas tardes ao telefone com o técnico olímpico Glenn Pendlay MS. Em 2005, Madcow começou a publicar tudo o que aprendeu no defunto Geocities (backup do website aqui). Ninguém sabia quem era o Madcow, ele parece ter desaparecido de todos os fóruns que visitava em meados de 2007.
Os dois trabalhos mais importantes de Madcow são: o seu programa de treino intermédio e o programa de treino avançado. É o seu programa de treino intermédio que é agora conhecido como Madcow.
Como está prestes a descobrir, o Madcow é semelhante ao Texas Method. Obviamente, isso deve-se ao muito tempo que Madcow passou ao telefone com o criador do Texas Method - o técnico Glenn Pendlay MS.
Madcow vs. StrongLifts 5×5
.
Com o Madcow, irá continuar a fazer todos os exercícios do SL5x5, inclusive agachamentos 3x/semana. Mas dado que agora é um atleta de musculação intermédio que levanta pesos mais elevados, Madcow introduz 3 modificações para optimizar a recuperação dos treinos cada vez mais stressantes (a recuperação é vital para os ganhos de força).
  • Não há mais 5 séries de 5 repetições com o mesmo peso. Em vez disso, irá fazer uma pirâmide ascendente: aumentar o peso  em cada série desde o aquecimento até terminar com uma série pesada de 5 repetições (1×5). As pirâmides ascendentes são mais fáceis do que o 5×5, especialmente agora que deve estar a agachar com cerca de 136kg.
  • Não há mais aumentos de treino para treino. Não vai adicionar peso 3x/semana porque o seu corpo não se recupera tão rápido, dado que está no nível intermédio. Em vez disso, irá aumentar o peso semanalmente – todas as semanas vai levantar mais 2kg do que na semana anterior.
  • Não há mais agachamentos pesados 3x/semana. A quarta-feira é um dia de agachamento leve, onde agachará com menos peso do que na segunda e sexta-feira. Este dia leve irá permitir-lhe uma recuperação física e mental extra para o treino de sexta-feira.
Compreenda que nenhuma das ‘modificações do Madcow’ lhe trará benefícios a menos que seja um atleta de musculação intermédio. Irá ganhar força mais rapidamente com o StrongLifts 5×5, porque o peso aumenta 2,5kg  3 vezes por semana. Esqueça o aumento de 55kg no agachamento em 8 semanas. um aumento mais realista seria de 4,5kg. Se isto não lhe parece muito, lembre-se que será um aumento total de 55kg num ano.
Como funciona o Madcow.
O 1×5 é precedido por 4 séries de 5 repetições, sempre a aumentar o peso, até chegar à série final pesada (1×5). Aqui está o modelo Madcow que eu recomendo que siga:

Segunda Quarta Sexta
Agachamento 1×5 Agachamento 2×5 Agachamento 1×3
Supino Plano 1×5 Press Militar 1×5 Supino Plano 1×3
Remo com Barra 1×5 Peso Morto 1×5 Remo com Barra 1×3    

O agachamento (squat) 2×5 de quarta é mais leve que o de segunda para recuperação. O 1×3 de sexta também é precedido por 4 séries de 5 repetições. Este (squat 1×3) é seguido por uma série leve de 8 repetições.

Para escolher o peso para começar, basta inserir os seus números neste ficheiro excel. E irá ficar a saber logo com quanto peso irá trabalhar em cada treino, em cada exercício e em cada série.

Clique aqui!
para fazer descarregar a folha de cálculo do Madcow 5×5.

Lembre-se que é melhor começar com menos peso do que começar com muito peso – isso irá fazer com que as primeiras semanas sejam mais fáceis, depois foque-se na técnica e na velocidade. Tente começar a bater os seus recordes pessoais somente a partir da 4ª semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Artigos Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...