Musculação emagrece – Mito ou realidade?


 


Uma questão que muitas vezes nos colocam é a seguinte: “A musculação emagrece?” Isto leva-nos a concluir que há muitas pessoas que se preocupam com a sua imagem e querem emagrecer. É verdade que a musculação emagrece, se entendermos esse emagrecimento como perda de massa gorda, transformando-a em massa magra. Todavia, se quisermos perder peso, então é melhor fazer dieta e praticar outro tipo de exercícios, tais como correr, nadar, andar de bicicleta, entre outros. Isso não quer dizer que não deva praticar musculação, como complemento, pois a simples transformação da matéria gorda em massa muscular magra, operada pelos exercícios de musculação, já é uma ótima mudança para o seu corpo. O importante mesmo é mudar a composição do seu corpo, relativamente à quantidade e distribuição da massa gorda (gordura) e massa magra (músculos). Verá que com essa transformação ficará com um corpo mais saudável.


Musculação ajuda a emagrecer de uma forma saudável

É muito importante que emagreça de uma forma equilibrada. De nada adiantará perder peso se depois o seu corpo fica flácido. Será preferível emagrecer menos, mas manter uma estrutura corporal mais forte, com os músculos desenvolvidos. Dessa forma, o seu corpo manterá um aspeto saudável, forte e atraente.

Musculação acelera o metabolismo

A prática diária de musculação, durante 1 hora, poderá queimar entre 400 a 500 Kcal, que correspondem sensivelmente a 2 horas de caminhada diária.
Segundo referem alguns estudos científicos, a prática de musculação é também responsável pela aceleração do metabolismo, facilitando assim a queima da gordura corporal. Embora durante a prática da musculação não exista queima direta de gordura, após os treinos, a gordura é utilizada para repor as calorias perdidas durante os exercícios.
Os praticantes da musculação possuem um metabolismo mais acelerado que aqueles que não praticam este tipo de exercícios. Quanto maior for a quantidade de massa muscular, mais acelerado será o metabolismo e o gasto de calorias.

Conjugação de vários fatores apresenta melhores resultados

Para que os resultados sejam os que sempre desejou, convém aliar a prática de musculação a uma dieta equilibrada e à prática de exercício ao ar livre. É fundamental também, que tudo isto seja acompanhado por um médico, por um nutricionista, e, eventualmente, por um personal trainer ou professor de educação física.
Como conclusão, poderemos afirmar que a musculação é um ótimo complemento para quem quer emagrecer! Faça exercício e verá que se sentirá melhor!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Artigos Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...