Fisiologia - Hipertrofia vs Hiperplasia






Antes de ir ao âmago da questão gostaríamos de esclarecer primeiro um ponto que, as vezes, da margem a confusão. Em nosso organismo existem cerca de 656 músculos considerando-se que muitos deles vêm em pares. Quando treinamos, a nossa massa muscular aumenta e não o número de músculos. Já o músculo é composto por fibras musculares, sendo que cada músculo contem milhares de fibras. O músculo tibial anterior é composto por aproximadamente 160.000 fibras!

Ganhos em força e resistência muscular são geralmente acompanhados do aumento em tamanho de cada fibra muscular. A isto se denomina hipertrofia. Hiperplasia, por sua vez, refere-se ao aumento em números de fibras musculares por cisão longitudinal de uma fibra em duas. Ocorre que existem ainda, algumas divergências científicas quanto as duas teorias. Apesar de a hipertrofia ocorrer com certeza, alguns cientistas são ceticos quanto a hiperplasia. Existem diversas evidencias cientificas da ocorrência da hiperplasia em animais submetidos a esforços específicos; porem, estudos similares em seres humanos não são considerados conclusivos para alguns. Verifique que é muito mais fácil submeter uma galinha a um esforço sistêmico depois mata-la e contar suas fibras musculares à luz do microscópio do que convencer a realizar um treinamento similar e depois se submeter a uma biópsia localizada. A ciência, ainda, encontra algumas barreiras.

De qualquer forma, será que o físico superdesenvolvido de um culturista profissional é puramente o resultado de hipertrofia ou será também devido a cisão de fibras? Creio não haver nada místico quanto a ocorrência de hiperplasia, bem como de hipertrofia, de forma que nós, menos ceticos, preferimos apoiar as duas teorias, apesar de suportar também a idéia de que os indivíduos mais propícios a hiperplasia são aqueles submetidos a treinamento mais árduo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Artigos Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...